16/04/2015

Luz, Pincel, Ação!!!

Uma das maiores dúvidas de quem está iniciando no mundo da maquiagem e para quem quer fazer um make digno de Red Carpet é a utilização dos pincéis e para que servem cada um deles.
Sabemos que são essenciais para deixar a pele impecável em conjunto com os produtos adequados e também que merecem todo o cuidado necessário, tanto no armazenamento quanto na higienização de cada um deles.




Confira agora algumas dicas e tipos de pinceis para você dominar a arte de quando usar (e quando dispensar) o acessório!

1.Pincel para Corretivo 


Seus pelos achatados e compactos ajudam a depositar o corretivo em pequenas áreas (aplique dando leves batidinhas). Na falta dele, o melhor é usar o dedo, mas sem esfregar. Pois ao fazer fricções na pele, o produto será absorvido e intensificará ainda mais o que está querendo esconder.

2. Pincel para Batom

Cerdas firmes que garantem um traço bem desenhado. Ao aplicar o batom com o acessório, a cor fica mais intensa. Na falta  dele, passe o batom direto da embalagem. É mais fácil, mas isso diminui um pouco a intensidade da cor.
Cuidado ao usar o batom em suas clientes, se você não está acostumada a usar o pincel, higienize bem o produto antes de usar. Não é nada higiênico e nem saudável para você, sua cliente e seu produto ok?!

3. Pincel para esfumar










Seus fios arredondados e macios, suavizam o degradê ao misturar diferentes cores de sombra. Na falta dele, esfume com hastes de algodão (cotonett's), apenas na região do côncavo.
Lembrete importantíssimo: Vejo muitas pessoas confundirem esfumar com "esfumaçar". Esfumar é a técnica de misturar as cores. Esfumaçar é espalhar fumaça. Fiquem atentas para não pagarem mico ok?!

4. Pincel Chanfrado











Tem cerdas firmes, retas e cortadas em diagonal. Vale investir porque dá melhor acabamento para contornar os olhos. Na falta dele, vá de lápis + hastes de algodão. Basta fazer o traço com lápis macio primeiro e depois esfumá-lo. Este pincel também é utilizado para outras finalidades, sobrancelhas por exemplo.
Da mesma forma que o batom, o lápis precisa ser muito bem higienizado antes de ser usado em sua cliente ok?!

5. Pincel para Delinear












Pelos longos e macios que formam um V na ponta que facilitam o traço bem fino. Na falta dele, recorra ao pincel chanfrado. Umedeça, suje na sombra preta e faça um traço rente aos cílios.
Vale lembrar que você não precisa deixar o pincel encharcado para fazer o delineado com a sombra. Ao colocar e tirar rapidamente de uma gota d'água, é o suficiente para deixar a sombra na consistência ideal.

6.Pincel de Sombra ou Língua de Gato











Suas cerdas unidas, curtas e retas são ideais para depositar (e não esfregar) a sombra em toda a pálpebra. Na falta dele, use a esponja que acompanha o kit de sombras e espalhe o produto com leves batidas.

7. Pincel para Pó Compacto









Tem mais pelos e é bastante macio. Garante um acabamento mais natural para produtos em pó. Faça movimentos suaves para não retirar a base e o corretivo que foram aplicados antes. Na falta dele, procure um chumaço de algodão, mais eficiente que as esponjas.

8.Pincel para Base Líquida











Seus fios achatados evitam o acúmulo de base. Deve ser utilizado com movimentos retos, sempre do centro do rosto para as laterais. Na falta dele, você pode usar o dedo indicador ou anelar, espalhe a base. A cobertura fica um pouco mais leve.
Como maquiadora, não recomendo aplicar a base com os dedos. O acabamento não fica perfeito e ainda ficam com marcas de impressões digitais. Meu conselho é tentar ao máximo investir em um pincel para base líquida. Não importa o tamanho ou a marca. Opte sempre por aquele que caiba no seu orçamento!

9. Pincel para Blush











Aversão chanfrada, com fios cortados em diagonal, afina o rosto, marcando o blush nas têmporas. Na falta dele, de novo, o chumaço de algodão. Isso, claro, se seu blush é em pó. Se quiser dispensar qualquer acessório, prefira blush em creme (e use o dedo).

Neste post, listei apenas os principais pincéis que nós maquiadores utilizamos, tanto para maquiar clientes quanto para auto maquiagem. 
No mercado existem várias marcas disponíveis e valores bem variados. O que vale é você escolher aqueles que cabem no seu orçamento.
Existem ainda alguns pinceis que são muito importantes na composição do nosso kit, como por exemplo:

 - Pincel Kabuki - Indicado para produtos leves como pó solto e maquiagem mineral
- Pincel Leque - Indicado para remover a sombra que caiu abaixo dos olhos
- Pincel Duo Fiber - Indicado para polir a base que acabou de aplicar na pele
- Pincel Escova e Pente - A escova serve para ajeitar as sobrancelhas e o pente, para tirar o excesso de máscara para cílios.

Quem ama cuida!!!

Bons pincéis, podem durar anos, mas requerem cuidados:

- Pincéis de cerdas naturais devem ser lavados com shampoo neutro - pelo menos uma vez ao mês, condicionados e esterilizados com álcool 70 (1 tampinha). Deixe-os secar naturalmente, deitados sobre uma toalha macia.
- Pincéis com cerdas sintéticas são aconselhados a usar limpadores próprios.
- Cada vez que usá-los, lembre-se de limpar o excesso de produto que fica nas cerdas com lenços de papel.
- Na hora de guardar, escolha um lugar limpo, sem umidade e com espaço suficiente para não amassar as cerdas.


Pincéis que devem ser lavados (constantemente) com shampoo são:
- Base
- Duo Fiber
- Pincel de corretivo
Os demais pincéis a cada 15 dias.
Pinceis de boca limpar com demaquilante.

Gostaram??

Nenhum comentário:

Postar um comentário