31/01/2018

Bebida Alcóolica X Musculação


Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Continuando a série de assuntos sobre atividades físicas, hoje vou abordar um tema muito procurado e questionado por quem pratica Musculação.
Afinal, quais os pós e contras em consumir bebidas alcoólicas e praticar musculação? Será que causa algum efeito colateral? Será que interfere na hipertrofia?
No post de hoje, vou esclarecer algumas dúvidas mais comuns para quem é adepto(a) a uma boa "cervejinha" aos finais de semana.
Lembrando que ainda teremos um post falando sobre o Elastique da Madame Sher no qual eu mencionei à vocês, está certo?! Portanto, aguardem!!!




Final de semana e a farra

As pessoas que costumam ter uma rotina de treinos, seja para ganhar massa muscular, definição ou emagrecimento, costumam ter uma dieta especial e segui-la durante a semana. Porém, muitos acabam saindo da dieta nos finais de semana, consumindo álcool e ainda o combinando com “petiscos”, como algumas porções servidas nos bares. O que não se dão conta é que “aquele copinho de cerveja” pode prejudicar seus resultados, além de se esquecerem que o consumo de calorias diárias costuma ser bem restrito e que as bebidas alcoólicas também possuem muitas calorias.


Vamos entender a FISIOLOGIA antes de tudo.

O órgão responsável por metabolizar o álcool no organismo é o fígado e ele leva aproximadamente 1 hora para metabolizar cada latinha de cerveja.  Ou seja, se você tomar 8 latinhas, apenas uma será metabolizada e expelida do seu corpo em 1h. As outras ficarão circulando livremente em seu organismo por mais 7h, período que o fígado levaria para metabolizar as restantes.
É isso mesmo que você está lendo, demora mais de 7 horas para todas as demais latinhas serem expelidas do corpo. 

Além de todas as doenças e complicações que o álcool pode trazer, alguns estudos apontam que ele é hiper estrogênico. Ou seja, ele age silenciosamente no organismo, inibindo a ação dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo masculino e, nas mulheres, aumenta a produção de hormônio feminino no fígado. 

Mesmo que a pessoa mantenha uma alimentação extremamente equilibrada, se ela não corta o consumo de álcool, o ganho de massa muscular é comprometido. Esse é um dos motivos que ele atrapalha nesse processo, pois os nutrientes não são absorvidos,  causa deficiência de vitaminas muito importantes para quem quer aumentar a massa muscular como as vitaminas B1, B2, B6, B12 e C que absorve o ferro no organismo, sendo muito importantes para os músculos.  Os níveis de testosterona diminuem e os de cortisol aumentam, ou seja, acontece o catabolismo muscular. Justamente o oposto daqueles que querem ganhar massa muscular.


Para entenderem melhor:
O cortisol é o hormônio do catabolismo que é a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida para obter energia através da quebra das substâncias, e como o álcool também compromete uma boa noite de sono, ele acaba sendo facilmente liberado. Dessa forma, a perda de peso pode acontecer durante o treino onde existem a quebra de proteínas contráteis, sendo assim, o processo catabólico. O álcool também altera a imunidade, abrindo caminho para o surgimento de outras doenças e, como se não bastassem todos esses problemas, esse vilão também deixa sua marca para o dia seguinte: a famosa ressaca. 

Entre alguns dos sinais de que o organismo ainda está intoxicado, estão o enjoo, vômitos, diarreia, tontura, pensamento embaralhado, moleza e até um sentimento de tristeza que acabam influenciando negativamente na sua vontade e disposição para praticar exercícios que exijam muito esforço. Ou seja, se você quer manter a sua rotina de malhação em dia e não prejudicar o seu treino é bom repensar se vale mesmo a pena tomar aquele copinho de cerveja. Portanto, nada de cervejinha aos finais de semana se realmente quer atingir seus objetivos.

Toda e qualquer dúvida quanto a sua dieta e treinos, você deverá procurar um profissional idôneo e responsável. Saúde não é brincadeira!

Os textos aqui publicados tem teor apenas explicativos, com embasamento em estudos científicos. Cada indivíduo age de uma forma diferente.

Espero que tenham gostado.
Deixem aqui nos comentários suas perguntas e outras matérias que gostariam de ver por aqui!

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário